É fato: homens que passeiam com cachorros e gatinhos só para conquistar aquela gata estão no passado. Hoje, a gente pode dizer que existe “pai de cachorro e gato”. E é por isso que hoje, Dia dos Pais, não poderíamos deixar de homenagear esses caras que dizem, de cabeça erguida, que são pais de bicho.
A gente costuma dizer que pai não é só quem dá o nome. Então, se você é daqueles que só ajudou a por o nome no filho de Thor, Bolinha ou Bob, este texto não é para você. Estamos falando do pai que cria, que dá carinho, que pergunta para o filho se ele gostou do ossinho que ganhou de presente, que alimenta e tira o cocô do meio da rua. Até porque, para ser pai, tem que aguentar o lado que não é tão legal assim, né?
Ser pai não é só comprar o brinquedinho, mas sim reservar um tempinho no meio de um dia corrido para brincar com o melhor amigo. Ser pai também não é só comprar a comida, mas saber prepará-la da melhor forma possível. Ser pai não é dar um nome, mas ensinar o certo e o errado: onde fazer xixi, como receber as visitas e como se comportar em geral. E é dessa forma, com os ensinamentos de um bom pai, que um cãozinho ou gatinho se torna aquele serzinho tão importante e querido dentro de casa.
Por fim, ser pai não é algo que se aprende nos livros, mas uma habilidade que é construída diariamente com a família, seja ela como for. É ser alguém em quem se espelhar, é ter quem respeitar e ter alguém de quem seguir os ensinamentos. E, seja pai de gente, cachorro, gato, periquito ou papagaio, esse amor é sempre algo que, de fato, aquece o nosso coração.
Então, aproveite este domingo para comemorar com seu pai ou filho (seja ele como for) esta data tão especial. E, claro, feliz Dia dos Pais! <3