Sabemos que nem todos os cãezinhos são pacíficos, seja com outros animais ou com seres humanos. E, por mais que tentemos evitar confusão, é difícil fazer o pet se comportar bem diante de uma visita. Por isso, resolvemos dar algumas dicas que podem ajudar na hora em que um convidado chega a sua casa:
> Não force seu cãozinho a interagir. As coisas devem acontecer de forma natural. Se ele não quiser brincar, deixe. Se ele se aproximar, também o deixe à vontade.
> Não apresente muitas pessoas ao mesmo tempo, pois ele ficará assustado e nervoso. Ao invés disso, faça um teste: quando a visita chegar, dê a ela um petisco para ser dado ao animalzinho. Assim, poderá haver uma aproximação entre o pet e seu amigo.
> Em caso de ataque, você deve mostrar ao seu cãozinho que é você quem manda. Não deixe a visita xingar seu animal; quando algo acontece, quem tem que corrigi-lo é você (sem gritos; apenas seja firme e calmo e diga “não”). Assim, ele obedecerá, já que não ouve ordens de ninguém além do próprio dono.
> Além disso, se seu cão for muito bravo, é importante levá-lo ao veterinário, que analisará o comportamento do seu bichinho e poderá até mesmo indicar adestradores, que saberão acalmá-lo.
> A castração também pode ser uma opção. Assim, ele se tornará mais calmo e também não se importará, por exemplo, com cheiro de outro animal nas roupas da visita.
> Por fim, lembre-se: nunca castigue seu pet com violência ou agressividade. Ao contrário, você não ensinará nada, só o deixará mais assustado. E, além disso, ele se tornará um animal mais agressivo.
Até a próxima!