Quem tem um animalzinho em casa, seja ele gato ou cachorro, sabe que, assim como as nossas vacinas, as deles devem ser regradas e controladas. Porém, com a correria do dia-a-dia, é fácil se esquecer deste detalhe, não é? Portanto, resolvemos dar uma pequena ajuda para que você se lembre de tudo. Anote aí:
Cães
São três as vacinas indispensáveis para os cães: a óctupla, a antirrábica e a contra giardíase.
Vacina óctupla: Esta vacina previne muitas doenças, como a Cinomose, Coronavirose, Hepatite (Adenovirose I), Adenovirose II, Leptospirose, Parvovirose e Parainfluenza. Sua primeira dose deve ser tomada quando o cãozinho completar dois meses de vida, a segunda com três meses e a terceira com quatro meses. Depois disso, quando o cãozinho tiver 14 meses de vida, ele deve tomar outra e, depois disso, anualmente.
Vacina antirrábica: Esta vacina também é conhecida como “vacina contra raiva”. Ela é obrigatória por lei (o governo disponibiliza gratuitamente em uma certa época do ano) e deve ser tomada anualmente para a prevenção da doença. Sua primeira dose acontece uma semana após a terceira dose da vacina óctupla.
Vacina contra giardíase: Como o próprio nome já diz, esta vacina previne o parasita giárdia. Embora não seja obrigatória, é muito importante e a primeira dose já pode ser aplicada após dois meses de vida do cãozinho, sendo a segunda aplicada 30 dias depois da primeira.
Gatos
Para os gatos, são duas as vacinas indispensáveis: a quíntupla e a antirrábica.
Vacina quíntupla: A vacina quíntupla felina, assim como a canina, previne várias doenças, como a Rinotraqueíte Viral, Calicivirose, Panleucopenia, Clamidiose e até Leucemia. Ela também é aplicada em três doses: a primeira quando o gatinho tiver dois meses, a segunda com três meses e a terceira com quatro meses. Depois disso, quando o cãozinho tiver 14 meses de vida, ele deve tomar outra e, depois disso, anualmente.
Vacina antirrábica: É a mesma “vacina contra raiva” tomada por cães. Ela é obrigatória por lei (o governo disponibiliza gratuitamente em uma certa época do ano) e deve ser tomada anualmente para a prevenção da doença.
Atenção!
> É importante que você preste atenção na saúde de seu bichinho. Para que ele possa ser vacinado com segurança, deve estar saudável e sem parasitas.
> Até que o ciclo de vacinação esteja completo, evite que seu animalzinho entre em contato com outro. Ele só estará 100% imune 15 dias após a aplicação da última dose.
Com estas dicas, agora ficou fácil programar a vacinação do seu melhor amigo!
Até a próxima!