Carta de desabafo: sabe por que dói quando você pede um cachorro “de raça”?

Cachorro Vira Lata 12 de junho de 2016

Por Marina, voluntária Rockbicho

Sabe por que dói quando você pede um cachorro de raça?

Porque nós amamos cachorros! Somos loucos por aquele fucinho molhado, por aquele lambeijo gelado, por aquele rabinho abanando, aquele corpinho quentinho tentando se aconchegar no nosso colo. Somos apaixonados pela recepção calorosa que recebemos quando chegamos depois de um dia cansativo do trabalho ou quando voltamos para casa depois de termos saído só para colocar o lixo lá fora. Somos encantados pelo carinho silencioso que recebemos quando nosso dia não foi bom e quando, por isso, estamos tristes e chorosos escondidos debaixo dos nossos cobertores.

Também não somos insensíveis – achamos muito fofos os cachorros pequenininhos, peludinhos e redondinhos! Mas imagine por um momento como seria se você não pudesse enxergar: que diferença faria a cor ou o rosto do seu melhor amigo? Contanto que ainda tivéssemos os fucinhos molhados, o corpinho aconchegado, o lambeijo gelado, o resto não teria importância!

Então, nós, apaixonados por cães, vemos o inverno chegando e vários fucinhos gelados passando frio nas ruas sem poder se aconchegar no colo de um amigo. Vamos até o (e além do) nosso limite financeiro, espacial e social e acolhemos, pois não suportamos a injustiça de ver um ser vivo cheio de amor para dar deixado à própria sorte. Gastamos até mesmo o que não temos para curar as feridas, do corpo e da alma. Vacinamos, vermifugamos, castramos e rezamos: rezamos para que ele possa conhecer uma família, um colo aconchegante. E aí ele passa um mês, seis meses, um ano no abrigo… Às vezes fica velhinho sem entender por que não foi digno de um companheiro humano. E nosso coração se parte, pois não podemos oferecer o aconchego que ele merece.

E é aí que aparece alguém à procura de um cachorro, mas só vale se for de raça… Então, ficamos sem palavras para explicar para aqueles olhinhos cheios de esperança que o mundo nem sempre é justo. Porém, de toda forma, como resposta, eles nos mostram que ali só tem amor e que devemos, juntos, manter a fé e a esperança de que um coração sem preconceitos um dia aparecerá para amá-lo com todo carinho que merece.

 

Adotar é um ato de amor! Por isso, não compre, adote. Ajude-nos a tirar milhares de cachorros e gatos abandonados das ruas e faça o bem para o mundo! <3

8 Comentários

  1. 22 de junho de 2016 às 16:27

    Lindo texto. Espero que essas palavras possam comover corações para a adoção

  2. 22 de junho de 2016 às 23:59

    Boa noite,
    Eu sei e concordo com tudo que li no texto, contudo, discordo do lance do cachorro de raça…mas, eu sou suspeito, já tive de raça, sem raça definida, com três patinhas, cego, velhinho, mãezinha com filhotinhos, novinho, que me seguiu para casa, que eu segui e peguei para mim, já adotei, mas, na verdade, sei que eu é quem foi adotado e não faço diferenciação entre esse e aquele cãozinho. Sim, sei que estou na contramão, mas, não sou único e sei que tem gente que só quer cão de raça. Sempre penso que tem gente que exige ou o que não tem ou o que não é…
    Atualmente, estou convivendo com um pastorzinho alemão, mas, não fui eu quem caçou, peguei pq o antigo dono quando o viu todo fudidinho com sarnas, ‘peleiras’, desnutrido, ia jogar na rua (literalmente) e me disse: _ Se vai levar essa muchiba, tem que ser agora!
    Pois bem, eu e o Muchibinha estamos bem, somos pobres de recursos, mas, na medida do (im)possível, vamos nos cuidando, divido com ele minha casa e minha escassa economia e ele me dá amor incondicional e alegrias desmedidas.
    Quem me dera se eu pudesse abraçar a todos os bichinhos que me tocam a alma (aí entra os aceitos pela sociedade e aqueles que ninguém quer…eu amo bichinhos por, justamente, me saber imperfeito e ainda assim, ser aceito sem reservas por cada um deles). Sabe pq dói quando alguém pede um cão de raça?
    Porque tudo o que vc mencionaram aí em cima, só pode ser desfrutado por quem paga o preço de aceitar o que a vida enviar, com ou sem raça..!

  3. 23 de junho de 2016 às 15:05

    Parabéns prima,, lindo me fez lembrar de todos os” anjinhos” peludos que não consegui ajudar, mas em contra partida me emociono com cada lambida que recebi dos que eu ajudei. Amo bichos, #nãocompreADOTE

  4. 27 de junho de 2016 às 00:24

    Oi, Eduardo! Tudo bem?

    Concordamos que todo cachorro é igual, e por isso mesmo defendemos que todos eles devem ser tratados da mesma forma. O que acontece na maioria das ONGs é que muita gente procura apenas por cães de raça, e os vira-latas ficam de lado por não chamarem tanta atenção quanto os outros. Isso é muito triste e é essa a realidade que queremos mudar.

    Ah! E muito lindo o que você fez pelo Muchibinha! Esperamos que existam cada vez mais pessoas como você no mundo, ajudando os animais a terem uma vida digna. Parabéns!

  5. 27 de junho de 2016 às 20:31

    Todos os meus cães e gatos foram adotados, e nenhum de raça!! Já adotei de vizinho, já peguei na rua, na estrada, teve cadela que deu cria no portão de casa e eu gostaria de ter ficado com todos os filhotes, fiquei arrasada quando minha mãe arrumou dono pra eles, e só sobrou um, o Cebolinha, que viveu conosco até quase 17 anos…foi o cãozinho mais amoroso que já conheci, saudades!!
    Recentemente adotei uma cane corso de 1 ano, já conhecia a cadela e se o antigo dono não arrumasse quem a quisesse, iria sacrificar, pq está fechando o canil…meu coração não aguentou e fiquei com essa grandona, que já me segue por onde vou e só sabe pedir carinho…a raça não importa, se fosse uma vira lata, eu ficaria também!!

  6. 30 de junho de 2016 às 18:42

    Gente, por favor, somos apaixonados por esses bichinhos!!!!!!!!!!!!Estou precisando de ajuda para 09 filhotinhos que nasceram em uma faculdade em que trabalho. Tive que prende-los para que não se machuquem pois estão em um estacionamento.
    Peço a todos que amam me ajudem por favor a encontrar um lar para cada um deles!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estou sendo pressionada a tira-los daqui, estou desesperada, por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!

  7. 30 de junho de 2016 às 19:13

    Rosane, mande uma mensagem pra gente na nossa página no Facebook que compartilharemos!

    O endereço é: https://www.facebook.com/rockbichooficial

    Obrigado!

  8. 21 de julho de 2016 às 13:47

    Nossa Eduardo, como suas palavras me tocaram. Acho que somos iguais de sentimentos!!! Um grande abraço

Deixe um comentário

Cadastre-se

Receba novidades sobre a rockbicho.org

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

Rockbicho nas redes sociais

Ajude-nos a divulgar a nossa causa

Parceiros

Conheça alguns parceiros da nossa causa. Faça parte você também!
logo-98fm
logo-agenciasurf
logo-loboalfa
logo-verdelimao
marca-hvu24h
logo-netscanner
logo-juju
logo-animalle
Sem Título-1
Logo CastraPet BH