As principais vacinas de cães e gatos

Um mini guia que pode te ajudar a cuidar da saúde do seu animalzinho
14 de março de 2015

Quem tem um animalzinho em casa, seja ele gato ou cachorro, sabe que, assim como as nossas vacinas, as deles devem ser regradas e controladas. Porém, com a correria do dia-a-dia, é fácil se esquecer deste detalhe, não é? Portanto, resolvemos dar uma pequena ajuda para que você se lembre de tudo. Anote aí:

 

Cães

São três as vacinas indispensáveis para os cães: a óctupla, a antirrábica e a contra giardíase.

Vacina óctupla: Esta vacina previne muitas doenças, como a Cinomose, Coronavirose, Hepatite (Adenovirose I), Adenovirose II, Leptospirose, Parvovirose e Parainfluenza. Sua primeira dose deve ser tomada quando o cãozinho completar dois meses de vida, a segunda com três meses e a terceira com quatro meses. Depois disso, quando o cãozinho tiver 14 meses de vida, ele deve tomar outra e, depois disso, anualmente.

Vacina antirrábica: Esta vacina também é conhecida como “vacina contra raiva”. Ela é obrigatória por lei (o governo disponibiliza gratuitamente em uma certa época do ano) e deve ser tomada anualmente para a prevenção da doença. Sua primeira dose acontece uma semana após a terceira dose da vacina óctupla.

Vacina contra giardíase: Como o próprio nome já diz, esta vacina previne o parasita giárdia. Embora não seja obrigatória, é muito importante e a primeira dose já pode ser aplicada após dois meses de vida do cãozinho, sendo a segunda aplicada 30 dias depois da primeira.

 

Gatos

Para os gatos, são duas as vacinas indispensáveis: a quíntupla e a antirrábica.

Vacina quíntupla: A vacina quíntupla felina, assim como a canina, previne várias doenças, como a Rinotraqueíte Viral, Calicivirose, Panleucopenia, Clamidiose e até Leucemia. Ela também é aplicada em três doses: a primeira quando o gatinho tiver dois meses, a segunda com três meses e a terceira com quatro meses. Depois disso, quando o cãozinho tiver 14 meses de vida, ele deve tomar outra e, depois disso, anualmente.

Vacina antirrábica: É a mesma “vacina contra raiva” tomada por cães. Ela é obrigatória por lei (o governo disponibiliza gratuitamente em uma certa época do ano) e deve ser tomada anualmente para a prevenção da doença.

 

Atenção!

> É importante que você preste atenção na saúde de seu bichinho. Para que ele possa ser vacinado com segurança, deve estar saudável e sem parasitas.

> Até que o ciclo de vacinação esteja completo, evite que seu animalzinho entre em contato com outro. Ele só estará 100% imune 15 dias após a aplicação da última dose.

 

Com estas dicas, agora ficou fácil programar a vacinação do seu melhor amigo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Cadastre-se

Receba novidades sobre a rockbicho.org

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

Rockbicho nas redes sociais

Ajude-nos a divulgar a nossa causa

Parceiros

Conheça alguns parceiros da nossa causa. Faça parte você também!
logo-98fm
logo-agenciasurf
logo-loboalfa
logo-verdelimao
marca-hvu24h
logo-netscanner
logo-juju
logo-animalle
Sem Título-1
Logo CastraPet BH