Como cuidar das patas do meu cachorro?

As patas dos nossos cãezinhos são, ao mesmo tempo, regiões sensíveis e que ganham pouca de nossa atenção no dia a dia. Porém, é extremamente importante que tomemos cuidado com elas, já que podem se ferir facilmente. Por isso, separamos algumas dicas que podem servir para você (e para seu amigo):

 

> Unhas: É importante que o dono sempre fique atento às unhas do seu cãozinho. Isso porque elas devem ser cortadas regularmente. Se estiverem muito compridas, podem se enroscar e machucar o animal enquanto anda, além de provocar problemas em seu corpo devido à angulação errada na hora de andar.

 

> Esmalte: Muitas pessoas costumam passar esmalte nas unhas de seus cãezinhos. Cuidado: não é indicado passar esmalte de humanos. Existem produtos deste tipo próprios para os pets. Procure e se informe antes de embelezar seu melhor amigo.

 

> Tosa: Também é importante que a tosa seja feita periodicamente também nas patinhas, evitando que o animal escorregue em seus próprios pelos, além, obviamente, de questões higiênicas.

 

> Sapatinhos: É preciso ficar de olho no chão em que seu amigo está pisando, para que não haja ressecamento das almofadinhas das patas (coxins). Se você acha que o chão está muito quente, por exemplo, com certeza seu cãozinho também achará e ferirá essas almofadas. Uma sugestão pode ser os sapatinhos, que, por mais julgados que sejam, podem ajudar a proteger seu animal dos perigos do chão. Mas lembre-se: só em casos necessários!

 

> Cuidados veterinários: Além desses casos, problemas hormonais e de pele e alergias também podem afetar as patas caninas. Seu animalzinho pode, por exemplo, “comer” a pele da almofadinha, ferindo a si próprio. Nesta situação, é recomendável que o dono leve seu amigo ao veterinário para uma consulta.

 

Por fim, é importante relembrar que, qualquer uma dessas situações necessita de uma grande atenção por parte do dono. Fique sempre atento aos sinais que seu cãozinho dá e, assim, ele viverá com saúde e muito amor!

 

Até a próxima!