Cães de Assistência: para que servem?

Para você, são apenas cães comuns. Mas, para quem possui alguma deficiência ou doença, são anjos. Deficientes físicos e pessoas com autismo ou diabetes, por exemplo, sabem como é difícil sobreviver dentro de uma cidade que possui pouquíssima assistência. Mas é para isso que existem os Cães de Assistência, que deixam o dia a dia dessas pessoas um pouco menos estressante e mais divertido, claro!

Os Cães de Assistência são animais treinados e educados para realizar tarefas para os donos, de forma a melhorar a vida e a rotina de pessoas com deficiência. Eles podem atuar nas mais diversas categorias: podem ajudar deficientes físicos, visuais e auditivos, idosos, epiléticos, alérgicos, pessoas com problemas terapêuticos ou psiquiátricos (autismo, depressão, etc.), pessoas que sofrem de convulsão, entre outros.

Cada um é treinado para um problema em específico. Por exemplo, um cão para diabético avisa quando há variações no índice glicêmico, através do cheiro da pessoa. Os cães de alerta avisam quando a pessoa está tendo uma crise alérgica ou epilepsia. Já os cães para cadeirante ajudam em tarefas básicas como abrir portas, trazer objetos ou chamar outra pessoa em caso de emergência. Além disso, eles podem trazer vários benefícios para a saúde física e mental do homem.

Porém, ainda existe um grande problema em relação a esses cães: muitas pessoas acham que só podem ser usados cães de raça para este tipo de serviço. Normalmente, são usados Labradores, Golden Retrievers e Pastores Alemães, já que são de grande porte, são alertas e inteligentes. Mas sabia que vira-latas também podem ser usados nesses casos? Isso porque eles são bastante inteligentes, animados e super prestativos!

Na Nova Zelândia, por exemplo, os vira-latas já são usados como cães-guias. São aplicados vários testes e eles passam pelo mesmo treinamento pelo qual passam as outras raças. Já no Brasil, um projeto de lei de Uberaba já visa o uso de vira-latas como cães-guias, o que pode diminuir o número de cães abandonados nas ruas, além de ajudar quem espera por um Cão de Assistência. Esperamos que este tipo de projeto seja não só aprovado, mas também estendido para outras categorias.

No Brasil, cães-guias podem frequentar em locais públicos e estabelecimentos. Além disso, é importante dizer que Cães de Assistência podem viajar na cabine das aeronaves de algumas companhias aéreas. Antes de procurar sua companhia para viajar, pesquise se ela aceita este tipo de animal.

Por fim, é importante ressaltar que, independente da raça, cães devem ser tratados com todo amor e respeito. Esses anjinhos podem fazer muito por nós, e não custa nada devolver o carinho que nos é dado, não é?

 

Até a próxima!