O ano novo está chegando!

É sempre assim. Entra ano, sai ano, e o problema que vem com os fogos de artifício continua: como controlar o cãozinho na hora da comemoração?

Pois é. O que acontece é que muitos cães morrem de medo do barulho dos fogos e começam a tremer muito e se esconder em tudo quanto é lugar. Por isso, resolvemos dar algumas dicas para aliviar o sofrimento dos nossos melhores amigos.

 

> Primeiramente, é importante conversar com um adestrador sobre o problema e tentar resolvê-lo para que o animal não sofra tanto. Isso aliviará o susto que ele sente.

> É importante que o pet sinta que os fogos não são perigosos. Por isso, na hora dos fogos, dê brinquedos e tente diverti-lo, para que ele associe o barulho a algo positivo. Não faça carinho ou o abrace, isso só vai piorar a situação e incentivar o medo, ok? Fique calmo e demonstre controle e segurança para o cãozinho.

> Tente abafar o barulho fechando todas as janelas e portas e deixe a TV ou o rádio ligado. É válido também colocar um algodão em seu ouvido.

> Cães costumam se esconder nessas horas. Portanto, é importante, novamente, deixar todas as portas e janelas fechadas e colocar no animal uma guia com placa de identificação. Prepare um local em que ele possa ficar nesses casos.

> Não deixe seu cãozinho sozinho em casa nos dias de fogos e não saia com ele para passear de forma alguma. Além disso, jamais o castigue por chorar e latir. Além de ser uma agressão, o cachorrinho ficaria ainda mais assustado.

> Sabe a dica do pano amarrado no corpo do animal que estava circulando na internet? É mito. De acordo com um veterinário especialista entrevistado pelo R7, o resultado é melhor para o dono, que não vê a agonia do bichinho.

 

Siga essas dicas e seu cãozinho se sentirá mais acolhido e tranquilo, ok?

Até a próxima!